Significado de buda

Fil. Rel. No budismo, nome dado a todo aquele que atinge a iluminação, o mais alto grau de elevação espiritual.

Fil. Rel. Título de Siddharta Gautama (séc. VI-V a.C.), o fundador do budismo. [

Imagem (ger. uma pequena estatueta) que representa o fundador do budismo.

[F.: Do sânsc. buddha.]

Definición de Buda

Buda significa iluminado, em sânscrito, que é uma língua utilizada na Índia. Buda é um título na religião budistapara aquelas pessoas que são iluminadas, que despertaram plenamente para a verdadeira natureza.

Para os budistas, Buda não é apenas seu mestre, e sim a denominação para cada ser iluminado, iluminado é aquela pessoa que alcançou a realização espiritual, que agora está completa. As antigas escrituras budistas mencionam pelo menos 24 Budas que surgiram no passado, em épocas diferentes.

Atualmente, as referências a Buda referem-se à Siddhartha Gautama, que foi o mestre budista e o fundador da religião. A história de Buda é que ele resolveu sair de casa, pois não queria se tornar um guerreiro, como seu pai gostaria, então resolveu peregrinar no mundo. Um dia Buda estava meditando sob uma árvore chamada Bodhi, e resolveu então, mudar seu nome para Buda. 

Buda não queria ser conhecido como um Deus, para ele não existe intermediários entre um ser superior e as pessoas, para o mestre, o importante é buscar uma pureza da mente, e compreender corretamente o mundo, para alcançar a salvação.

Definições da web

  • Buda (sânscrito-devanagari: बुद्ध, transliterado Buddha, que significa Desperto, Iluminado, do radical Budh-, "despertar") é um título dado na filosofia budista àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal redescoberta aos demais seres. ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Buda
  • Buda é uma comuna romena localizada no distrito de Buzău, na região de Valáquia. A comuna possui uma área de 44.06 km² e sua população era de 3133 habitantes segundo o censo de 2007.
    pt.wikipedia.org/wiki/Buda_(Buzău)
  • Buda (Buda, em húngaro; Ofen, em alemão; Budim, em croata; Budín, em eslovaco; Будим ou Budim, em sérvio; Budin, em turco) é a porção ocidental da cidade de Budapeste, capital da Hungria, e está localizada na margem direita do rio Danúbio. ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Buda_(Hungria)
  • Buda é uma vila localizada no estado americano de Illinois, no Condado de Bureau.
    pt.wikipedia.org/wiki/Buda_(Illinois)
  • (Budistas) O budismo (páli "buddhismo") é uma "religião " (religião no sentido de ter o sincero anseio por religar-se consigo mesmo e com o fundamento último de toda a natureza) e "filosofia " (filosofia somente no sentido de ter amor pelo saber superior) onde não há crenças e que engloba um ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Budistas
  • Shakyamuni Buddha, mestre filosófico e espiritual indiano fundador do budismo, de nome original Siddhartha Gautama; qualquer um dos Budas que aparecem nas escrituras budistas
    pt.wiktionary.org/wiki/Buda
  • (budismo) religião fundada por Sidarta Gautama, príncipe hindu, o Buda histórico, que preconiza a abolição do desejo para se atingir a iluminação ou o estado de nirvana; sistema filosófico-religioso instituido por Buda
    pt.wiktionary.org/wiki/budismo
  • (Budismo) Religião (ou filosofia) de origem indiana que alcançou grande influência na China e no Tibete. Mal compreendido pelas massas do Ocidente, o Budismo não é necessariamente teísta, pois algumas de suas variedades não afirmam a existência de Deus.
    www.dantas.com/ateismo/glossari.htm
  • (Budismo) é uma religião e filosofia baseada nos ensinamentos deixados por Siddhartha Gautama, ou Sakyamuni (o sábio do clã dos Sakya), o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. no Nepal. ...
    paranormal12.com.sapo.pt/dicionario.html
  • (Budo) Disciplina, ou filosofia, seguida por um certo guerreiro, ou mesmo pessoa. Mas mais utilizado em termos marciais.
    sites.uol.com.br/skyred23/termos.html
  • (Budo) Via do guerreiro, artes marciais
    www.askkm.com/vocabulario-no-dojo
  • (Sidarta, Hinduísmo, Vedas, Brahma, Gandhi)
    pt.wikisource.org/wiki/Dicionário_de_Cultura_Básica/B
  • Alguém que eliminou totalmente todas as emoções aflitivas grosseiras e sutis, e além disso desenvolveu completamente todas as qualidades iluminadas, tais como as quatro qualidades incomensuráveis e as seis perfeições.
    tzal.org/glossario/
  • Literalmente, O Iluminado , significa aquele que percebe a verdadeira natureza da vida e que conduz outras pessoas para o mesmo caminho. O estado de Buda é uma condição inerente em todos os seres humanos e é caracterizada pelas virtudes de sabedoria, coragem, compaixão e força-vital.
    www.maisbelashistoriasbudistas.com/goshos/glossario.htm